Três helicópteros reforçam combate ao fogo na Serra da Bocaina, em Bananal
14/09/2024
Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outros agentes e voluntários atuam no combate às chamas. Foco de fogo em São José dos Campos foi extinto. Início das chamas na Serra da Bocaina, em Bananal
Imagens cedidas/Amanda Andrade
A Defesa Civil de São Paulo informou que três helicópteros são usados neste sábado (14) no combate ao fogo em área de mata na Serra da Bocaina, em Bananal. A operação para apagar as chamas já está no quarto dia.
No início da manhã deste sábado, a Defesa Civil informou que a região tinha um outro foco de incêndio ativo, na cidade de São José dos Campos. Por volta das 9h, o órgão atualizou a informação e afirmou que o foco havia sido extinto.
Nesta semana, os incêndios no Vale do Paraíba e região bragantina chegaram a representar pelo menos um terço dos focos ativos em todo o Estado de São Paulo. com registros em cidades como Cachoeira Paulista, Campos do Jordão, Cunha, São Bento do Sapucaí e São Luiz do Paraitinga.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Helicóptero usado no combate ao fogo em Bananal
TV Vanguarda/Reprodução
Neste sábado, além dos dois focos ativos na região, há pelo menos outros 15 incêndios ativos em outras regiões do Estado. A região de Campinas é a que atualmente concentra o maior número: oito.
Veja abaixo a situação dos incêndios na região:
Bananal
Em Bananal, são usados três helicópteros para combater o fogo em área de mata, jogando água nos locais mais críticos. As chamas começaram na última quarta-feira (11), em uma área de mata na Serra da Bocaina.
O local, segundo a Defesa Civil, fica próximo à Rodovia Sebastião Diniz de Moraes. O fogo atinge uma área de vegetação natural e área de preservação permanente. Até então, o órgão ainda não informou a dimensão da área consumida pelas chamas.
Serra da Bocaina sofre com terceiro dia de incêndios em Bananal
São José dos Campos
O fogo teve início na manhã desta sexta-feira (13), em São José dos Campos. Segundo a Defesa Civil, um incêndio de grandes proporções e causas desconhecidas atingiu uma vegetação natural. O fogo foi extingo na manhã de sábado.
O local atingido fica na Estrada Municipal Antônio Saflor, no bairro Santa Luzia, na zona norte da cidade. A vegetação fica próxima à Represa do Jaguari.
Na cidade, o fogo atingiu a área de aproximadamente 480 mil metros quadrados. Corpo de Bombeiros e agentes da Fundação Florestal atuaram no combate às chamas, além de agentes da Defesa Civil. Não há registro de vítimas.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina