“Oh Pantanal” conta com a participação de Maria Gadú, Letícia Sabatella, Tetê Espíndola e outros artistas. Terra da Gente fez o lançamento com exclusividade. 'Oh, Pantanal' é música em defesa do Pantanal
O programa Terra da Gente encerrou a edição deste sábado (14) com a exibição exclusiva de um clipe produzido pela ONG SOS Pantanal. O vídeo reúne diversos artistas brasileiros, que utilizam a música para lançar um apelo urgente em prol do Pantanal, atingido pelos intensos incêndios recentes.
Participam do projeto Letícia Sabatella, Tetê Espíndola, Maria Gadú, Dani Black, Gabriel Sater, Vanessa Moreno, Adriana Sanchez, Malu Rodrigues, Chico César, Guilherme Rondon, Paulinho Moska e Celito Espíndola.
Intitulada "Oh Pantanal", a canção destaca a rica biodiversidade da região, que tem sofrido com as queimadas há anos e que no último ano atingiu o seu ponto mais grave, o que reforça a urgência da preservação desse patrimônio natural. A iniciativa tem o propósito não apenas conscientizar o público, mas também destacar a relevância de ações práticas para a preservação desse bioma.
‘Oh, Pantanal’ foi lançada com exclusividade no Terra da Gente
Reprodução
A ideia foi do compositor Carlos Rennó, que escreveu a letra em colaboração com Tetê Espíndola e o pantaneiro Guilherme Rondon.
Rennó, que em 2021 compôs uma canção em parceria com Nando Reis para a Amazônia, lançada pelo Greenpeace, já planejava escrever uma música semelhante para o Cerrado este ano. No entanto, devido aos recentes acontecimentos no Pantanal, decidiu adiantar o projeto, que inicialmente estava previsto para o ano seguinte.
Maria Gadú é uma das intérpretes da canção
Dany Gurgel/Reprodução
"Retomei uma letra que havia começado e parcialmente desenvolvido no ano passado sobre o Pantanal. Não foi difícil reunir os parceiros para a produção, e a partir daí seguimos com o projeto, convidando artistas que prontamente aceitaram participar”, explica o compositor.
Produção da música foi feita em São Paulo e no Rio de Janeiro
Dany Gurgel/Reprodução
Além disso, a cantora Letícia Sabatella ressaltou que os encontros promovidos por Rennó organizam e harmonizam a urgência de ações voltadas à preservação do bioma, garantindo que nenhum aspecto dessa causa seja ignorado.
“Cantando e repercutindo a canção, sabemos que somos muitos e que estamos juntos querendo um futuro melhor do que este horror que se desenha com o fogo criminoso e ganância desmedida. Preservar nossos biomas, nossas águas, fauna e flora nativas, é questão de preservar nossa existência e soberania”, aponta a cantora.
Pantanal durante queimadas.
Reprodução
A gravação e o lançamento da canção e do videoclipe “Oh, Pantanal” é uma realização do S.O.S. Pantanal, a produção executiva é da Circus Produções, direção do Guto Ruocco. O clipe é dirigido pelo Estúdio Bijari, com animações gráficas que une filmagens e imagens cedidas pelos fotógrafos Lalo de Almeida, Luciano Candisani e João Farkas.