Polícia recebe laudo com causa da morte de criança atendida 3x em pronto-socorro de Buritama com dores na barriga
04/04/2025
(Foto: Reprodução) Pietra dos Santos Lopes, de 6 anos, morreu no domingo (30). Depois disso, a prefeitura determinou a intervenção da Santa Casa de Buritama (SP) e assumiu o serviço. Pietra Santos foi atendida 3x em pronto-socorro de Buritama (SP) com dores na barriga
Arquivo pessoal
A Polícia Civil de Buritama (SP) recebeu o laudo do médico legista que apontou a causa da morte da menina Pietra dos Santos Lopes, de 6 anos, domingo (30), que não resistiu após passar três vezes pelo pronto socorro da Santa Casa da cidade, com dores na barriga.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo o documento, uma artéria que levava sangue para o intestino - por alguma razão- ficou bloqueada e isso provocou uma isquemia, que é a redução do fluxo sanguíneo para uma parte do corpo.
Ainda segundo o que o legista explicou à polícia, esse tipo de situação é algo raro de acontecer. O nome técnico da causa da morte é Abdome Agudo Vascular.
O inquérito que apura a morte prossegue. Nesta sexta-feira (4), os pais da menina foram ouvidos na delegacia, mas o teor dos depoimentos não foi divulgado pela Polícia Civil.
Prefeitura de Buritama (SP) assume administração da Santa Casa após Justiça determinar intervenção
Eduardo Parede/TV TEM
Nos próximos dias, a polícia pretende ouvir, formalmente, os médicos e enfermeiros que atuaram no atendimento à menina. A investigação também aguarda a conclusão do exame toxicológico. Esse exame é feito em São Paulo (SP) e o resultado deve ficar pronto em torno de 60 dias.
Além disso, a delegacia de Buritama vai oficiar os respectivos conselhos regionais de medicina e de enfermagem para, se quiserem, instaurar procedimento administrativo e assim também apurar as condutas dos profissionais envolvidos no caso.
Polícia recebe laudo com causa da morte de criança atendida em pronto-socorro de Buritama
A morte da menina é um dos motivos alegados pela prefeitura pra decretar a intervenção do hospital, realizada na quinta-feira (3). Outros motivos alegados são a falta de prestação de contas, atrasos nos pagamentos dos colaboradores e até a perda de certificado que tornava a entidade apta a receber recursos públicos.
Após a medida, os interventores devem prestar contas mensalmente e elaborar um diagnóstico da situação atual do hospital.
Na quinta-feira, o Ministério Público (MP) instaurou um procedimento para apurar a intervenção administrativa da Santa casa de Buritama. Foram solicitados esclarecimentos ao município, que tem prazo de 72 horas para apresentar à promotoria os documentos que comprovam e justificam a intervenção, bem como se o serviço à saúde está sendo garantido e mantido à população.
Delegacia de Polícia Civil em Buritama (SP)
Felipe Nunes/TV TEM
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM